Atenção a todos usuários do Pico dos Marins e praticantes de atividades de montanhismo em toda a região dos picos da
Serra da Mantiqueira.
Alertamos a todos que diversos grupos estão anunciando pacotes e passeios ao Pico dos Marins, entre outros picos e montanhas da região da Serra da Mantiqueira, sem nenhum acompanhamento de guias credenciados e devidamente regularizados que possuam CADASTUR.
Isso posto, informamos também que diversos agentes se passam por empresas de turismo, sejam receptivas ou emissivas, bem como agências operadoras de turismo, vendendo viagens sem nenhum tipo de registro, seguro ou qualquer documentação que resguarde os direitos dos consumidores contratantes.
Para maiores informações procurem as Secretarias de Turismo dos respectivos municípios que sediam ou servem de referência e apoio aos visitantes de toda a Serra da Mantiqueira, seus picos e montanhas.
Algum órgão local, pretende tomar alguma atitude?
O que o ICmBio pode fazer a respeito? E as associações de Guias de montanhas? E as prefeituras locais? Não tem interessem fazer fiscalização, na passagem de vans pelos municípios?
Prezado Sr. Alex Oliveira
Muito obrigado por suas colocações, vou responder por partes.
Os órgãos locais estão neste momento com falta de recursos financeiros e humanos por conta da pandemia que assola o país e nosso município não seria diferente. Claro que esta não é a melhor resposta a tão graves ocorrências que surgem devido a alta demanda turística no principal atrativo da cidade. Mas infelizmente é a realidade deste município.
O ICMBio nada pode fazer a respeito por tratar-se de propriedades particulares e limites entre estados, o que dificulta as ações. A atual administração informa apenas seguem as recomendações do Ministério da Saúde e que apoiam as medidas tomadas pela autoridades estaduais e municipais. A área em questão vive um dilema onde um estado MG libera e o outro SP proíbe.
As associações locais, apesar de estarem alinhadas com a gerência da APA Serra da Mantiqueira, pouco conseguem fazer, mas estão buscando meios de colaborar da melhor maneira possível através de trabalhos voluntariado, que trazem melhorias no comportamento dos usuários que se dirigem a região.
Como empresario do ramo de turismo, você deve ter o conhecimento que a fiscalização de Vans é de competência de órgãos Federais em estradas tipo BRs e de órgãos estaduais quando em estradas vinculadas aos respectivos estados.
Ficamos gratos em receber empresas e empresários que procuram melhorar cada vez mais as relações com a comunidade.
Agradecemos a sua participação e comentário.
Boa tarde. Pela data dos comentários observo que está reaberto a visitação. Procede? Pretendo ir novamente ao pico muito em breve.
Obrigado.
Olá Fabio
Oficialmente por SP esta fechado
Concorrência atrapalha os negócios.
Prezado Sr. sem identificação
Muito feio responder e não se apresentar, ou melhor, se apresentar com endereço de e-mail que não existe.
Mas vamos responder assim mesmo pois os Adms da pagina tem responsabilidade.
Concorrência não atrapalha os negócios, o que atrapalha os negócios são empresas não registradas, pessoas que se apresentam como guias e não tem autorização para exercer a profissão.
Concorrentes em pé de igualdade são mais criativos e os problemas geralmente são resolvidos em conjunto quando unidos em respeito ao consumidor.
Parabéns!
É isso mesmo.
Concorrência é muito diferente de prática predatório e desleal sem os devidos cuidados e seus custos com os interessados em realizar a ascenção ao pico.
Sem contar a própria falta de cuidado com a natureza vista constantemente com lixo e fezes deixados nos pontos de visitação.
O pior é o clandestino vir querer comentar e clandestino que é, não se identifica.
Fica meu repúdio aos porcos, aventureiros de meia tigela, aos farofeiros.
Fui neste fds com amigos, todos “mochilados” equipados, sacos para recolha de lixo, etc.
Na subida vi pessoas levando churrasqueira, madeira, outros carvão. Bom, sou Subtenente do Corpo de Bombeiros, não me identifiquei lá, mas perguntei o porquê das madeiras. O cara mostrou a churrasqueira. Eu questionei sobre a sobra da queima se levaria embora. Disse que sim. Mas duvido que levou. Nós pontos próximos de chegar no topo, os porcos e porcas largaram muito papel higiênico. Não recolheram. Pode até ser biodegradável, mas caraca, muito papel e demora a decompor. Garrafa pet recolhemos. Muito farofeiro, muitas pessoas despreparadas. Tênis de sola lisa.
Virou feira.