Milton

Conhecendo o condutor

Condutor de caminhada com + de 13 anos de experiencia nesta montanha, Milton Gouvêa Franco é um apaixonado por toda região do entorno do Pico dos Marins. Sua historia com a região vem de laços afetivos e do berço materno, pois sua mãe, Maria de Lourdes Silva Franco, foi nascida e criada em Piquete, mudando-se para São Paulo após o casamento com seu pai Mario de Gouvêa Franco.

Nascido e criado em São Paulo, Milton frequentava ainda criança a cidade de Piquete onde até hoje tem vários parentes, mas principalmente conquistou novos Amigos e “irmãos de montanha”quando a partir de 2001 trouxe para a cidade as etapas do Circuito Downhill Classic Series, campeonato amador de Mountain Bike Downhill (descida de montanha), agitando e renovando as atividades esportivas do município com foco em esportes Outdoor e ligados a natureza e ao meio ambiente.

Apresentando a Montanha

Apresentado nesta época, primeiramente ao Morro do Careca, onde após avaliação, verificou ser impossível realizar ali naquele local uma das etapas do campeonato, ficou alucinado com o visual do conjunto e o maciço do Pico dos Marins e disse a si mesmo um dia vou subir até lá. Surgi então em 2004 a oportunidade de participar do curso de Monitoria Ambiental e Guia Local, oportunidade impar de conhecer a tão sonhada montanha. No curso teve a oportunidade de aprender um pouco mais sobre a região, mas principalmente a importância de conservação de todo o entorno da micro bacia do Ribeirão Passa Quatro que tem suas nascentes no alto da montanha. Durante o curso teve também a oportunidade de conhecer os moradores e familiares responsáveis pelo surgimento do Bairro dos Marins, nascia ali novas e profundas amizades, onde o respeito pelo saberes e costumes locais foram aos poucos sendo assimilados e compreendidos do porque tamanha paixão e respeito por tudo que envolvia a grande muralha verde e seu principal atrativo.

Prova de fogo e batismo

A conclusão do curso passava por um trabalho de marcação e levantamento dos principais pontos de passagem da trilha e possíveis pontos de bifurcação, onde mais tarde seriam produzidos materiais gráficos para divulgação dos pontos de visualização e paradas (mirantes), para que os caminhantes pudessem retomar o folego em função do grande esforço físico utilizado na subida.

Conduzidos neste dia pelo mais antigo guia da região, Sr. João Corrêa então com 70 anos de vida e mais de 40 anos conduzindo grupos na montanha (hoje aposentado das subidas), o grupo em sua grande maioria subia pela primeira vez até o topo do Pico dos Marins, inclusive para moradores locais do Bairro dos Marins, para estes a montanha era tão perto e ao mesmo tempo tão longe. Nosso grupo era formado pelos alunos: Eunice Sales, Sandra Julia, José Luis, Milton Gouvêa Franco, Roni Carlos (Rony Treks), Francisco (Quico), Sr. Geraldo Olivio, Sr. Joaquim Olivio, entre outros

Morando perto

Em 2006 encontra uma propriedade semi abandonada, com histórico nada favorável ao desenvolvimento do turismo receptivo e sustentável.

Com uma visão de futuro, resolve se mudar para este local e inicia uma nova fase no atendimento e recepção aos visitantes que logo se espalha e se firma entre os amantes da natureza e da montanha, garantindo algumas soluções para necessidades básicas dos visitantes, como estacionamento seguro, banheiros, serviços de resgate para os caminhantes que realizam a Travessia Marins-Itaguaré, recepção calorosa, boa conversa e muitas historias para contar.

Em 2007 lança a marca ACAMPAMENTO BASE MARINS e inicia uma completa reforma no local, iniciando um ciclo vitorioso de ações em prol do atendimento aos visitantes e aos turistas. Conhece diversos montanhistas e escaladores, participa de diversos projetos de mobilização em prol da Serra da Mantiqueira e desenvolvimento do Turismo Sustentável, principalmente o de Base Comunitária

Lança em 2008 ATM do Pico dos Marins – Abertura da Temporada de Montanha, com um ciclo de palestras onde consegue trazer diversas Amigos da Montanha para palestras informativas com variados assuntos como; Legislação Ambiental e proteção a montanha; Abertura de vias de Escalada; Conquistas dos mais altos Cumes da Mantiqueira; Operação Marins o Desaparecimento do Escoteiro Marco Aurélio; CBME – Confederação Brasileira de Montanha e Escalada; Regularização Fundiária em Unidades de Conservação; Observação de Aves; Gerenciamento da APA Mantiqueira – Reunindo Saberes, entre outras.

Em 2014 em meio a temporada, se despede do local de moradia contra a sua vontade, mas enfim… Novo local (provisório de utilização para apoio aos visitantes) e continuidade das ações e guiadas aos visitantes que procuram a montanha.

Em 2015 e 2016 atua em nova parceria desta vez com as pousadas da cidade de Piquete, Pousada Vale das Colinas e Pousada Águas Claras

Em 2017 lança os site www.picodosmarins.com em parceria com alguns colaboradores. Também em 2017 obtém o registro definitivo da marca ACAMPAMENTO BASE MARINS junto ao INPI-Instituto Nacional de Propriedades Industriais, lança também o site www.acampamentobasemarins.com. Conquista o certificado de Condutor de Turismo de Aventura – SENAC

 

Telefone para contato: (11) 99770-1991 Vivo/WhatsApp

e-mail: contato@acampamentobasemarins.com

www.acampamentobasemarins.com

www.facebook.com/acampamentobasemarins

www.youtube.com/acampamentobasemarins

www.instagram.com/acampamentobasemarins

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *